Na Pesquisa que realizei na minha página no facebook, O QUE AS PESSOAS CONSIDERAM MAIS IMPORTANTE NUMA RELAÇÃO AMOROSA?
Entre os fatores PAIXÃO, INTIMIDADE e COMPANHEIRISMO. As pessoas escolheram o COMPANHEIRISMO como mais importante. 55% (120 pessoas).
Me baseei para essa pesquisa na teoria do psicólogo e professor Universitário estadunidense, Robert Sternberg, que formulou a “Teoria triangular do amor” que consiste no desdobramento do amor em três elementos (vértices de um triângulo): Intimidade, Paixão e Compromisso.
Teoria Triangular do Amor
Segundo a teoria, o amor é constituído por três ingredientes: intimidade, paixão e compromisso. Em certos relacionamentos apenas dois, ou até mesmo um, desses ingredientes estão presentes. Porém, um relacionamento baseado em um único elemento teria menos chances de sobreviver do que um baseado em dois ou mais. Essa teoria é uma ferramenta muito útil para analisar os conteúdos dos relacionamentos amorosos.
No meu consultório sempre peço para os pacientes avaliarem quanto oferecem de cada um desses três ingredientes para o parceiro e quanto recebem, de cada um deles, por parte do parceiro. Muitas vezes há diferenças entre o que oferecem e o que recebem. Ao ler as descrições abaixo avalie também, dessa forma, os seus relacionamentos ou o que você quer em um relacionamento.
Descrições dos Ingredientes do Amor
INTIMIDADE. Alguns dos principais sinais que revelam a presença desse ingrediente são os seguintes: querer promover o bem- estar do parceiro; sentir-se feliz nesse relacionamento; ter grande consideração pelo parceiro e valorizá-lo; poder contar com ele em caso de necessidade; haver compreensão mútua; dar e receber suporte emocional e poder se abrir com o parceiro em assuntos íntimos.
PAIXÃO. É por onde geralmente começam os amores, para depois evoluírem para o amor propriamente dito. A paixão tem dois componentes: (1) romântico e (2) atração física e consumação sexual. O romântico está presente quando há sentimentos e pensamentos românticos em relação ao outro, (olhos nos olhos, beijos românticos, pensar no parceiro quando ouve músicas românticas, dizer que o ama etc.). O sexual está presente quando uma pessoa sente atração sexual pelo parceiro e tem muito prazer em praticar o sexo com ele.
COMPROMISSO. Existem dois tipos de compromisso: à curto prazo (quando toma a decisão de que ama o parceiro) e a longo prazo (quando toma a decisão de manter o relacionamento). Alguns dos sinais de compromisso são os seguintes: saber que pode contar agora e no futuro com o parceiro ou, mesmo que a relação careça de intimidade e paixão, o compromisso assumido manterá a relação.
A partir da combinação desses três componentes, Sternberg identificou sete diferentes tipos de amor:
- AMIZADE = Presente somente o componente INTIMIDADE, o amor se caracterizaria pelo carinho, pela amizade, sem a paixão ou o comprometimento.
- PAIXÃO = Relação em que predomina somente a PAIXÃO, realçada por muito desejo sexual, ações irracionais, o “frio” na barriga, coração acelerado, vontade incontrolável de estar com o outro, e todas as reações físicas provenientes de um cérebro inundado pelos hormônios da paixão. Estessão alguns dos sinais mais comuns que apresentamos quando a paixão se instala,podendo se encaminhar para um amor, ou se dissipar instantaneamente, falecendo somente como um “fogo de palha” ou não encontrando sustentação para uma relação.
- AMOR VAZIO = Observado naquelas relações em que a intimidade e a atração física já deixaram de existir. A relação permanece somente pelo COMPROMISSO em comum do casal, ou pela responsabilidade do compromisso assumido.
- AMOR ROMÂNTICO = É quando a relação contém a PAIXÃO, e a INTIMIDADE.
- AMOR COMPANHEIRO = Comum entre casais que permanecem unidos e felizes mesmo depois que a atração física termina. Estão unidos pela intimidade e mais o compromisso.
- AMOR INSTINTIVO = É associado ao amor à primeira vista, ou seja, quando se sente apaixonado(a), já querendo assumir um compromisso, sem que se tenha tido tempo para estabelecer qualquer vínculo de Intimidade. É a paixão + o compromisso
- AMOR COMPLETO = É o amor que reúne a Paixão, a Intimidade e o Compromisso.O amor completo é o principal arquétipo de amor, pois é o amor ideal, conhecido também como amor maduro.
E assim, podemos dizer que a maioria das respostas, resultado da pesquisa, remete ao Amor Companheiro, que se não é o Amor que reúne os 3 vértices, no momento desta pesquisa, é o que sobrevive aos tempos. Então parabéns aos que tem esse amor…